O que é regência na língua portuguesa exemplos?

O que é regência na língua portuguesa exemplos?

Nos três exemplos, o verbo é regido por uma preposição que o liga ao complemento para dar sentido ao enunciado: opinar sobre, divorciar-se de, esforçar-se para. O verbo depende da preposição, ou seja, está subordinado a ela.
Em cache

Como descobrir a regência do verbo?

Para saber se a oração que você está analisando se trata de uma regência verbal sem preposição, ou seja, com objeto direto, a pergunta para o termo regente — ou seja, o verbo — será “o quê” ou “quem”. Assim, o termo regido será acompanhado apenas por artigo quando for necessário.

Quais são os verbos de regência?

Regência Verbal – Alguns verbos que causam dúvidas

  • • Agradar: transitivo direto ou indireto. …
  • • Aspirar: transitivo direto ou indireto. …
  • • Assistir: transitivo direto, indireto ou intransitivo. …
  • • Chamar: transitivo direto ou indireto. …
  • • Implicar: transitivo direto ou indireto. …
  • • Precisar: transitivo direto e indireto.

O que é regência de sala de aula?

A regência, se constitui pela prática o momento específico que o aluno/estagiário (futuro professor) mostra se seus saberes teóricos adquiridos ao longo de sua formação serão desencadeados numa ação docente prática satisfatória ou não.

Quais são as preposições mais usadas?

Preposições essenciais: a, ante, após, até, com, contra, de, desde, em, entre, para, per, perante, por, sem, sob, sobre, trás.

Qual é a regência do verbo querer?

Verbo querer

Com sentido de desejar = transitivo direto = regência sem preposição. Exemplo: Eu quero uns patins novos. Com sentido de gostar e querer bem = transitivo indireto = regência com preposição. Exemplo: Eu quero a meu irmão.

Qual é o exemplo de regência nominal presente na frase?

A regência nominal é a relação de subordinação entre um nome (substantivo, adjetivo e advérbio) e seu complemento. Exemplo: Estou satisfeito com o resultado. Se a frase só dissesse "Estou satisfeito.", nos perguntaríamos: "Satisfeito com o que?".

Qual a regência do verbo começar?

A regência do verbo começar pode ser, segundo o Dicionário dos Verbos Portugueses, da Porto Editora: «Começar a: começar a florir; começar com: começou com as suas conversas; começar por: começar pelo princípio.» A que eu `acrescento´ (f. verbal): começar em/'em o ou no': começar em primeiro/começar no primeiro lugar.

O que é regência no ensino fundamental?

A Fase de Regência é a última fase do estágio supervisionado, na qual o estagiário ministra 8 aulas e essas aulas são avaliadas pelo docente supervisor do estágio. Para Krasilchik (2005) o estágio de regência é aquele em que o estagiário tem a responsabilidade da condução da aula.

O que é Regência para professor?

O professor regente é a figura responsável pelo ensino, assim como por seus alunos em sala de aula, incluindo o aluno surdo.

Como identificar uma preposição em uma frase?

Obrigatoriamente deve estar antes de um termo, que pode ser substantivo, adjetivo, verbo ou advérbio. Colocada nessa posição, é capaz de estabelecer uma relação de dependência entre esse termo e um principal. Essa relação pode ser de posse, modo, lugar, causa, fim, entre outras.

Como saber se é preposição ou conjunção?

A PREPOSIÇÃO liga palavras (substantivo a substantivo, substantivo a adjetivo, substantivo a verbo etc). Nesse momento é importante saber que as preposições ligam palavras que exercem funções diferentes na estrutura. A CONJUNÇÃO liga orações, que podem ser coordenadas ou subordinadas.

Qual é a regência do verbo esquecer?

Quando se apresentam nas formas pronominais, os verbos "esquecer e lembrar" são transitivos indiretos, pedindo a preposição "de". Exemplos: "Com a pressa de sair de casa, eu me esqueci do fogão ligado."

Qual é a regência do verbo pagar?

O verbo pagar é transitivo direto e indireto, tendo um sentido quando não exige preposição (coisas) e outro sentido quando exige preposição (pessoas). Assim, o correto é pagar algo e pagar a alguém.

Quais os tipos de regência nominal?

Regência nominal é a relação de subordinação entre um nome (substantivo, adjetivo ou advérbio) e outro termo, estando associada ao uso ou não de preposições. A regência nominal é um dos tipos de regência existentes e, como o nome já sugere, ocorre apenas entre nomes (substantivo, adjetivo ou advérbio).

Qual a diferença entre regência nominal e complemento nominal?

Regência nominal é a relação que um nome estabelece com o seu complemento através de uma preposição. Esse nome pode ser um substantivo, um adjetivo ou um advérbio. O complemento, chamado de complemento nominal, completa o significado do nome, que teria o seu sentido incompleto sem esse complemento.

Qual a regência do verbo acabar?

verbo transitivo direto Chegar ao fim; finalizar: o atleta acabou a prova em primeiro. Estar no fim: no latim o verbo acaba a frase. verbo transitivo indireto Ser a conclusão de; concluir: esta discussão vai acabar em problema.

O que é a regência em sala de aula?

A Fase de Regência é a última fase do estágio supervisionado, na qual o estagiário ministra 8 aulas e essas aulas são avaliadas pelo docente supervisor do estágio. Para Krasilchik (2005) o estágio de regência é aquele em que o estagiário tem a responsabilidade da condução da aula.