O que é reator fusão nuclear?

O que é reator fusão nuclear?

Reatores de fusão nuclear

Qualquer sistema físico em que se possa controlar uma fusão nuclear é chamado de reator de fusão nuclear ou reator termonuclear.

Como é feita a fusão nuclear?

A fusão nuclear ocorre quando dois ou mais núcleos de um mesmo elemento se fundem e formam outro elemento, liberando energia. Um exemplo de fusão nuclear é o que acontece o no interior das estrelas, quando quatro núcleos de hidrogênio se fundem para formar um átomo de hélio.

Como um reator de fusão gera energia?

Esse processo consiste na quebra dos núcleos de átomos, obtendo como resultado a liberação de uma alta quantidade de energia.

Quais os riscos da fusão nuclear?

Ao contrário da fissão, a fusão não acarreta o risco de um acidente nuclear. Se houver uma falha no sistema, a reação é simplesmente interrompida, explica Lefebvre. Além disso, a fusão produz menos rejeitos radioativos do que as centrais atuais geram. E não produz gases de efeito estufa.

Para que serve o reator de fusão?

Reator de fusão

Nela, o gás de hidrogênio é aquecido a cerca de 100 milhões de graus Celsius, e então se torna um plasma. Um campo magnético é usado para confinar o plasma para que ele não derreta o reator e conduzi-lo para que a fusão aconteça.

Por que não usamos fusão nuclear?

Apesar da eficiência e do potencial, a fusão nuclear ainda não é usada comercialmente pelos desafios que ela impõe. O primeiro deles: as temperaturas exigidas para manter a reação são altíssimas, de forma que, muitas vezes, a energia exigida para atingi-las é maior do que a energia produzida pela fusão.

Quem criou a fusão nuclear?

Ernest Rutherford

Físicos nucleares refinaram o conceito, demonstrado pela primeira vez em 1934 por Ernest Rutherford. Às vésperas da Segunda Guerra as bases teóricas já estavam bem definidas, e em 1946 o primeiro “reator de fusão” foi patenteado no Reino Unido.

Qual a vantagem da fusão nuclear?

As vantagens da fusão nuclear

A geração de energia por fusão nuclear é sustentável; Não possui grandes riscos de explosão; Tem alta eficiência. Por exemplo, com aproximadamente 0,00000002 % do deutério terrestre é possível suprir a demanda energética mundial por um ano.

Quantos reatores nucleares tem o Brasil?

Energia nuclear na América Latina

O Brasil, com suas duas usinas (Angra 1 – PWR, 640 MW e Angra 2 – PWR, 1.350 MW), possui a maior capacidade de geração (1.990 MW).

Quais as desvantagens da fusão nuclear?

utilização de recursos não renováveis; grande utilização de água nas unidades; elevado risco de acidentes nucleares; grande custo de construção das usinas.

Onde se encontra fusão nuclear?

Fusão Nuclear é a união de pequenos núcleos atômicos, que formarão um núcleo maior e mais estável. Essa é a fonte de energia e vida das estrelas; um exemplo é o Sol: em seu núcleo ocorrem reações de fusão de hidrogênios originando núcleos de hélio.

Como a fusão nuclear pode mudar o mundo?

Pode liberar quase 4 milhões de vezes mais energia que reações químicas, como a queima de carvão, gás ou petróleo, e quatro vezes mais do que a fissão nuclear – o processo atualmente usado nas usinas nucleares.

Onde fica o maior reator nuclear do mundo?

O reator Olkiluoto 3 é um gigante de 1.600 megawatts, capacidade que o torna o maior reator da Europa e o coloca próximo do maior reator do mundo, Taishan, na China, com capacidade de 1.750 MW (isso não determina o "ranking" das maiores usinas nucleares do mundo, porque cada usina pode ter vários reatores).

Qual o maior reator nuclear do mundo?

European Torus

European Torus (JET), maior reator nuclear do mundo em operação, capaz de produzir energia por fusão. Para o desenvolvimento do projeto, a Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (Fapesp) investiu R$ 225 mil no desenvolvimento e na construção do primeiro amplificador.

Porque não usamos fusão nuclear?

Por que a fusão nuclear ainda não é usada

O primeiro deles: as temperaturas exigidas para manter a reação são altíssimas, de forma que, muitas vezes, a energia exigida para atingi-las é maior do que a energia produzida pela fusão. Nesse caso, há deficit de energia, e o processo não vale a pena.

Qual a desvantagem dá fusão nuclear?

utilização de recursos não renováveis; grande utilização de água nas unidades; elevado risco de acidentes nucleares; grande custo de construção das usinas.

Tem reator nuclear no Brasil?

O Brasil possui atualmente quatro reatores de pesquisa em funcionamento. A produção de radioisótopos ocorre principalmente no reator IEA-R1, instalado na unidade da CNEN em São Paulo, o Instituto de Pesquisas Energéticas e Nucleares (Ipen).

Onde tem reator nuclear no Brasil?

O Brasil possui três reatores nucleares na Usina de Angra dos Reis, localizada no litoral do estado do Rio de Janeiro. Atualmente existem em todo o mundo 438 reatores nucleares em operação, que correspondem a 14% da produção de energia elétrica mundial. Os Estados Unidos possuem 104 reatores, a França 59 e o Japão 55.