O que é realizar punção?

O que é realizar punção?

A punção venosa é um procedimento realizado na necessidade de coleta sanguínea e para administrar medicações ou soluções por via endovenosa no paciente, seja para hidratação, tratamento ou profilaxia. Esse procedimento é realizado por técnicos de enfermagem e enfermeiros.

Quais são os tipos de punção?

As punções variam de acordo com a sua finalidade. – PUNÇÃO VENOSA – superficial (subcutâneo) ou profunda (centrais). – PUNÇÃO BIÓPSIA – hepática, pulmonar, renal, pericárdica, miocárdica, prostática… Introdução de uma agulha no interior da bexiga, pela parede anterior do abdome – de forma cruenta.

Como realizar a punção?

Inserir o cateter na veia com a mão dominante com o bisel da agulha voltado para cima, em ângulo de 30º, 1 cm abaixo do local da punção. Após a verificação do refluxo sanguíneo, pedir para o paciente abrir a mão, introduzir delicadamente o corpo do cateter e retirar o mandril (cateter sobre agulha). Soltar o garrote.
Em cache

Qual o objetivo da punção?

OBJETIVOS

Fornecer via de acesso venoso para a administração de sangue e hemoderivados, líquidos, eletrólitos, contrastes, nutrientes e medicamentos; • Coletar sangue.
Em cache

Quando a punção é indicada?

Para quais casos a punção ou biópsia é indicada? São indicadas no diagnóstico de várias patologias, desde simples verrugas até algo mais complexo, como câncer e doenças infecciosas. Em algumas doenças autoimunes, o exame é eficaz na confirmação de alterações em órgãos ou tecidos.

Onde se faz punção?

A punção lombar é feita nas costas, na região lombar, com o paciente usualmente deitado em decúbito lateral utilizando agulha espinhal fina e descartável (Figura 1). Antes da perfuração, normalmente é realizada a administração de anestésico local (lidocaína).

Quais os locais de punção?

Indicadas: cefálica, basílica, mediana, as do antebraço e as do plexo venoso do dorso da mão; sentido distal para proximal.

Quando é necessário fazer punção?

A punção da tireoide é um exame indicado para casos em que a pessoa apresenta nódulos maiores que 1 cm. Entretanto, nem todos os nódulos com essa medida precisam ser puncionados. Conforme o grau de suspeita, o tamanho do nódulo a ser puncionado pode variar, chegando até 2,5 cm.

Quais são os locais de punção?

Indicadas: cefálica, basílica, mediana, as do antebraço e as do plexo venoso do dorso da mão; sentido distal para proximal.

Quais os riscos de uma punção?

PROCEDIMENTO, COMPLICAÇÕES E RISCOS

2) Complicações e Riscos: trombose arterial, embolia, hematoma, hemorragia, infecção, aneurismas e fístulas artério-venosas, complicações neurológicas, dor e inflamação no local da punção, compressão nervosa, isquemia ou perda do membro.

Quanto tempo demora a punção?

Quanto tempo dura a punção das mamas? A realização do procedimento é bem rápida, durando em torno de 15 minutos. Com a aplicação da anestesia, pode levar um pouco mais de tempo, mas não muito mais que isso.

Qual veia não pode puncionar?

Embora qualquer veia do membro superior que apresente condições para coleta possa ser puncionada, as veias cubital, mediana e cefálica são as mais frequentemente utilizadas. Dentre elas, a veia cefálica é a mais propensa à formação de hematomas e pode ser dolorosa ao ser puncionada.

Quantas vezes posso tentar puncionar o paciente?

no máximo, quatro no total. Múltiplas tentativas de punções causam dor, atrasam o início do tratamento, comprometem o vaso, aumentam custos e os riscos de complicações.

Qual o melhor lugar para puncionar?

No braço e antebraço escolhe-se as veias cefálica, basílica e cubital mediana. Salienta- se que a fossa cubital proporciona uma melhor apresentação e possui veias de maior calibre, sendo um local bastante utilizado, principalmente para punções de menor duração (1,2).

Qual o melhor lugar para puncionar veia?

Qual a melhor veia para coleta de sangue? A principal veia para a coleta de sangue venoso é a fossa antecubital. Caso não esteja aparente, o profissional terá de procurar por outra veia, pedindo para o paciente abaixar um pouco o braço e fechar a mão, deixando as veias basílica e cefálica mais aparentes.

Quais as complicações podem acontecer em uma punção?

Infecção no sítio de punção. Endocardite (infecção por corrente sanguínea secundária ao cateter central) Embolia gasosa. Trombose venosa.

Quais erros podem acontecer em uma punção?

As complicações poderão aparecer em diferentes estádios relacionados com a inserção do cateter durante a realização da punção, poderão ocorrer algumas intercorrências como reações vagais, lesão de algum nervo ou a punção de uma artéria, porém é decorrente da permanência do dispositivo que surgem as principais …

Qual profissional pode puncionar veia?

Esta comissão conclui que o profissional enfermeiro possui competência para realizar acesso venoso, acesso intraósseo e cricotireoidostomiaq O técnico de enfermagem, na ausência do enfermeiro, poderá realizar punção para acesso venoso periférico, exceto de veia jugular.