O que é rede CAN e como funciona?

O que é rede CAN e como funciona?

A rede CAN (Controller Area Network) funciona como um sistema de comunicação em rede que permite a troca de informações entre os componentes de controle presentes em veículos e outros dispositivos. Ela utiliza um barramento de comunicação de dois fios para transmitir dados e mensagens entre os diferentes componentes.
Em cache

O que é a CAN?

A Comunidade Andina (CAN) é uma organização internacional sul-americana formada atualmente por Bolívia, Colômbia, Equador e Peru. O objetivo da CAN é alcançar um desenvolvimento abrangente, equilibrado e autônomo, por meio da integração andina.

O que é o protocolo cam?

3.2.2 Características do CAN

O CAN é um protocolo de comunicações série, que permite controlo distribuído em tempo real, com elevado nível de segurança [4]. É um sistema em barramento com capacidades multi-mestre, isto é, vários nós podem pedir acesso ao meio de transmissão em simultâneo.

Quais são os tipos de rede CAN?

Existem duas versões do protocolo CAN, com formatos do quadro de bits diferentes: o (CAN 2.0A), com o campo identificador composto por 11 bits, e o (CAN 2.0B), com identificador composto por dois campos, um com 11 bits e outro com 18 bits (total de 29 bits).
Em cache

Qual o limite máximo de conexões no barramento CAN?

Uma rede CAN pode interligar até 2032 dispositivos, sendo que o limite prático é de aproximadamente 110 dispositivos, sendo cada dispositivo tratado como um nó da rede.

Qual a velocidade da rede CAN?

As velocidades de transferência de dados do CAN de alta velocidade variam de 1 kbit a 1 Mbit por segundo.

Qual é o objetivo do CAN?

O principal objetivo da CAN é desenvolver a economia, a política, os campos social e cultural através da integração dos países envolvidos. Além da integração, a Comunidade Andina propõe a cooperação, as relações amistosas e a melhoria da qualidade de vida da população.

Qual a tensão da rede CAN?

5v

CAN (+): 2,5v- Tensão recessiva. 3,5v- Tensão dominante.

Porque rede CAN tem 2 fios?

Toda rede CAN possui 2 Terminadores. Estes terminadores nada mais são que resistores com valores entre 120 e 124 ohms, conectados à rede para garantir a perfeita propagação dos sinais elétricos pelos fios da mesma.

Como foi formado o CAN?

A Comunidade Andina (CAN; em castelhano: Comunidad Andina) é um bloco econômico sul-americano formado por Bolívia, Colômbia, Equador e Peru. O Chile deixou o bloco em 1977 e a Venezuela em 2006. O bloco foi chamado Pacto Andino até 1996 e surgiu em 1969 com o Acordo de Cartagena.

Quais são as exigências para fazer parte do CAN?

Para participar, os países precisam oferecer livre comércio entre si, livre circulação de pessoas, ter relações amistosas e cooperação.

Quantos fios tem a rede CAN?

As redes com apenas 1 fio têm este, o fio de dados, chamado exclusivamente de linha CAN.

Qual o principal objetivo do CAN?

O principal objetivo da CAN é desenvolver a economia, a política, os campos social e cultural através da integração dos países envolvidos. Além da integração, a Comunidade Andina propõe a cooperação, as relações amistosas e a melhoria da qualidade de vida da população.

Como surgiu o CAN?

Formada apenas por países sul-americanos, localizados na América Andina (Bolívia, Colômbia, Equador e Peru), a Comunidade Andina foi criada em 1969 por meio do Acordo de Cartagena. A primeira denominação desse bloco econômico foi Pacto Andino e, somente em 1997, recebeu a atual nomenclatura.

Quem faz parte do CAN?

São Países-Membros da CAN: Bolívia, Colômbia, Equador e Peru.