Socorro Pimentel quer debater criação de rede interestadual de saúde

Socorro Pimentel quer debater parceria entre Pernambuco e Ceará na área da saúde.

A deputada Socorro Pimentel (PSL) vai requerer uma audiência pública para debater a possibilidade de se criar uma rede interestadual de saúde, envolvendo municípios do Sertão pernambucano e da região do Cariri, no Ceará. O anúncio foi feito pela parlamentar na Reunião Plenária desta segunda (26).

Segundo a deputada, a rede Pece (Pernambuco/Ceará) seria criada nos moldes da Rede Peba, que desde 2009 atende moradores de 55 municípios das regiões pernambucana e baiana do Vale do São Francisco. A iniciativa, garantida por um pacto firmado entre o Ministério da Saúde, as secretarias estaduais e as prefeituras das cidades atendidas, visa eliminar as barreiras geográficas e garantir à população acesso aos serviços públicos de saúde oferecidos por ambos os Estados.

“Tenho conversado com gestores municipais que têm demonstrado interesse na criação da Rede Pece. Com ela, teríamos como vantagem a redução das distâncias, além do desafogamento da Rede Peba, que não vem atendendo de maneira efetiva a população referenciada”, disse, ressaltando a necessidade de se ajustar a iniciativa do Vale do São Francisco para melhor atender os pacientes.

A solicitação do debate será encaminhada às comissões de Saúde, Negócios Municipais e Cidadania. “Vamos trazer usuários do SUS, secretários estaduais e municipais de saúde, representantes do Cremepe [Conselho Regional de Medicina de Pernambuco], das prefeituras e do Ministério Público para discutir o tema”, sugeriu.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here