Prefeito de Cabrobó, Marcilio Cavalcanti, encerra 2017 com ações

Marcilio-Cavalcanti Prefeito de Cabrobó, Marcilio Cavalcanti, encerra 2017 com ações
Prefeito de Cabrobó,Marcílio Cavalcanti, encerra ano com ações em todas as áreas e projetando conclusão de obras para 2018.

“Apesar de todas as dificuldades financeiras que atravessam os municípios fechamos o ano com importantes conquistas”, avaliou o prefeito de Cabrobó Marcilio Cavalcanti que apresentou um panorama da gestão destacando os avanços da administração municipal.

“Quando há uma diminuição das receitas, devido à baixa arrecadação de tributos e queda no FPM (Fundo de Participação dos Municípios), aumento nas despesas isso ocasiona uma série de dificuldades para a administração, que se desdobra para tentar manter os serviços básicos funcionando”, analisou.

A estruturação das secretarias foi uma das medidas para o planejamento das ações, recuperação de recursos e investimento. A secretaria de Planejamento, Desenvolvimento Econômico, Habitação e Turismo teve um papel importante nessa nova formatação.

“Elaboração de projetos e captação de recursos no município de Cabrobó com a participação dos municípios de Belém do São Francisco, Lagoa Grande e Petrolina; Gestão junto a construtoras responsáveis por obras em nosso município para retomar e concluir obras que estavam paradas; Destravamos as pendências existentes para construção da Praça Arrison de Souza Ferraz; captação de aproximadamente R$ 1.000.000,00 para construção de cobertura em quatro quadras”, destacou Marcílio.

Foram retomadas as obras de pavimentação da Rua Albino Ayres, Salvador, Conrado Ferraz, Azimira Vieira, Recife, Trav. Júlio Pires, Diocleciano, Abel Simões – em fase de conclusão e concluídas: Mariano Menezes, Santo Antônio, Aldomiro, Adriano, Edier, João Vidal, Josefina, Manoel Gomes, Odilon;

“Retomamos outras obras importantes para Cabrobó como o Cais Beira Rio e o Centro Cultural Indígena; a construção da murada do Creas no bairro Alto da Temperatura; a Creche Vila das Flores e a construção da Unidade Básica de Saúde Mãe Rosa e de 2 salas de aula na Cruz do Riacho”, disse.

Desenvolvimento Econômico

A gestão ainda fomentou o desenvolvimento econômico em meio à crise com a parceria institucional com o SEBRAE para investimento de R$ 123.977,00 em ações de capacitação e orientação; Reabertura da Sala do empreendedor com inclusão de um balcão de negócios do Banco do Nordeste; Realização de campanha de renegociação de dívidas junto ao Banco do Nordeste em parceria com Secretaria de assuntos indígenas e sindicatos rurais; e a abertura da casa de apoio ao consumidor externo em parceria com a CDL;

Educação

Na educação, Cabrobó aderiu a programas de qualificação do professores e novas metodologias de ensino a exemplo do Programa Novo Mais Educação desenvolvido pela Ministério da Educação que contemplou 19 escolas do município nesse ano de 2017, “com acompanhamento pedagógico de português e matemática e que já demonstra excelentes resultados para os estudantes participantes”, destacou o prefeito.

Além disso, a inauguração do novo prédio da Escola Municipal Manoel Joaquim de Moraes: Por meio de assistência financeira do FNDE/MEC, melhoria da merenda escolar, a implantação da Escola em Tempo Integral na Escola Municipal Evandro Ferreira dos Santos, “Cabrobó entre todos os municípios do Estado de Pernambuco foi escolhido, juntamente com mais 15 cidades, para ser pioneiro no projeto piloto das Escolas de Ensino Fundamental em Tempo Integral”, informou.

A adesão ao Programa Cisterna na Escola uma parceria do Município com a ONG Chapada e a Articulação do Semiárido – ASA que beneficiou 05 escolas do meio rural, com uma cisterna, cada, a fim de levar água as comunidades de difícil acesso, além do trabalho de conscientização ambiental com estas comunidades.

“Recuperamos nossa frota de ônibus escolares e adquirimos um ônibus através do Programa Caminho da Escola com investimento do Governo Federal. Outro avanço importante no transporte escolar foi a organização Transporte Escolar Técnico Universitário: “Esse ano pela primeira vez em Cabrobó, foram entregues carteirinhas para os estudantes universitários munícipes que viajam diariamente para Belém do São Francisco e Salgueiro”, o governo do município apesar de não receber recursos para esta finalidade, vem buscando a cada dia garantir esse transporte a todos os nossos futuros profissionais.

Ação social

O CRAS da Temperatura que atende as comunidades dos bairros da Temperatura, Bonitinho, Bozano, Vila das Flores, Vila Nova, Pedrinhas, COHAB, IPSEP, Sem Teto e Alto do Cemitério foi fechado pela gestão anterior, e reaberto na atual gestão. Outro equipamento que foi inaugurado para atender a população de Cabrobó foi o Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos – SCFV Núcleo Temperatura.

Esporte

A secretaria de Esporte recebeu 8 (oito) quadras poliesportivas e 1 (um) Estádio em estado reprovável, sem condições de servir aos munícipes em suas ações e foram realizadas reformas para melhor atender a população: Reforma do Estádio Araujão; da Quadra do Bairro Cohab; da Quadra Do Bairro Beira Rio; do Estádio João Freire De Carvalho (Futebol De Campo) e foi feita a terraplanagem nos campos de futebol da zona rural – Jiboia, Mãe Rosa, Murici e Manguinha.

Infraestrutura

Além da pavimentação de ruas, na Infraestrutura o destaque foi para a operação tapa buraco, a iluminação pública com a instalação de lâmpadas de LED – cerca de 475 instaladas e reposição de mais 300 lâmpadas; Foram colocadas 100 horas de máquinas para limpeza no município, com o auxílio de 4 caçambas e duas retroescavadeiras.

Agricultura

A população da zona rural foi beneficiada com mais de 380 km de estrada recuperadas com a aquisição da máquina Escavadeira Hidráulica (PC), abertura de cacimbas, construção de passagem de terra, passagens molhadas, recuperação de açudes e a construção de barragens para represar a água liberada das comportas da Transposição do Rio São Francisco em Riacho Grande.

Deixe seu comentário