Em Serra Talhada, seminário debateu os 85 anos do voto feminino no Brasil

A Secretaria Executiva da Mulher de Serra Talhada, em parceria com a Federação dos Trabalhadores Rurais e agricultoras familiares de Pernambuco – FETAPE, promoveu, na segunda-feira (19), dentro da programação do Mês da Mulher, um importante seminário sobre o tema: “Oitenta e seis anos do voto feminino no Brasil”, no Salão Paroquial, em Serra Talhada.

A palestra foi ministrada pelo advogado da FETAPE, Antônio Filho. Na oportunidade foi feito um resgate cronológico sobre a participação das mulheres no processo eleitoral do país antes e depois de 1932, quando as brasileiras conquistaram o direito de votar e ser votadas, as condições e dificuldades impostas às mulheres na política e as conquistas ao longo das décadas.

Ainda foi discutida a situação atual das mulheres na política brasileira, a necessidade de maior engajamento feminino nos espaços de decisão e a cota de 30% de mulheres obrigatória aos partidos políticos. O debate foi finalizado com uma reflexão sobre os desafios para as mulheres na política, o reconhecimento de sua identidade, a necessidade da presença das mulheres nos espaços públicos e o aumento do fundo partidário.

“Atualmente o Estado de Pernambuco tem apenas onze prefeitas, seis vice-prefeitas, quarenta e seis vereadoras e cinco deputadas estaduais, números pequenos em relação à quantidade de homens em nossa política, decidindo nossos caminhos enquanto cidadãs, é por isso que precisamos discutir sempre a necessidade da presença feminina em todos os espaços, principalmente na política”, destacou a secretária executiva da Mulher, Mônica Cabral.

Estiveram no evento mulheres urbanas e rurais, pré-candidatas eleitorais, representações de escolas, FETAPE, Sindicato dos Trabalhadores Rurais, IF Sertão-PE, CRAS, Centro Especializado de Atendimento à Mulher – CEAM, Centro de Referência do Idoso – CRI, Sebrae, Pastoral da Criança, entre outras.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here