Em Serra Talhada, Semana do Meio Ambiente conta com exposição “Olhares da Mata”

Exposição itinerante é resultado de projeto de educação ambiental realizado
para valorização e preservação do Parque Estadual Mata da Pimenteira.

Na Semana do Meio Ambiente, a exposição fotográfica itinerante “Olhares da Mata” chega um novo local. A partir desta segunda-feira (04/06) até sexta-feira (08/06), a exposição pode ser vista na sede da Secretaria de Meio Ambiente de Serra Talhada (Rua Joaquim Godoy, 531). A mostra reúne 40 imagens do Parque Estadual Mata da Pimenteira produzidas por jovens do município sertanejo e pelo fotógrafo e educador Daniel Meirinho. A mostra fotográfica é resultado de um processo educativo que tem o objetivo de contribuir para a conservação e a interação sustentável da sociedade com a Mata da Pimenteira. A exposição faz parte do projeto de educação ambiental “Olhares da Mata”, realizado pelo Governo de Pernambuco, Secretaria de Meio Ambiente e Sustentabilidade e Agência Estadual de Meio Ambiente – CPRH através do Termo de Colaboração Nº 14/2017, firmado com a organização não-governamental AVSI Brasil. O projeto tem coordenação técnica pela PLONUS – Soluções em Engenharia e Meio Ambiente.

A exposição “Olhares da Mata” ficará aberta à visitação na Secretaria de Meio Ambiente de Serra Talhada (Rua Joaquim Godoy, 531) até sexta-feira (08/06), no horário das 8h às 18h. O acesso é gratuito. Em seguida, a exposição segue itinerância pelo IF Sertão, Escola Municipal Brás Magalhães, Biblioteca Municipal de Serra Talhada e espaços no Recife. Confira abaixo a programação itinerante com datas e locais.

No Projeto “Olhares da Mata”, a imagem fotográfica fornece uma maneira acessível para definir realidades e perspectivas, comunicar e sensibilizar sobre as questões voltadas ao meio ambiente. As fotografias foram produzidas por 30 jovens estudantes de escolas públicas de Serra Talhada, durante oficina ministrada pelo fotógrafo e educador Daniel Meirinho, com a participação da educadora ambiental Angélica Magalhães.

MATA DA PIMENTEIRA – A Unidade de Conservação Parque Estadual Mata da Pimenteira é localizada no município de Serra Talhada, no Sertão do Pajeú, a 415 km da região metropolitana de Pernambuco. Reconhecida como Unidade de Conservação Estadual em 30 de janeiro de 2012, por meio do Decreto Estadual nº 37.823, tendo como fundamento e principal objetivo de criação contribuir para a preservação e a restauração da diversidade ecológica da caatinga. A região da Mata da Pimenteira apresenta grandes potencialidades, mas também grandes desafios. O parque é uma região de belas paisagens, com diversidade ecológica de caatinga, com centenas de espécies da fauna e da flora, afloramentos rochosos e os Açudes do Saco I e Cachoeira II. No entanto, a mata sofre com riscos atinentes às Unidades de Conservação, como o desmatamento, a caça clandestina, a retirada ilegal de madeira, queimadas, o descarte de resíduos sólidos, ocupação irregular, entre outros.

Inserida em uma propriedade do Instituto Agronômico de Pernambuco (IPA), denominada Fazenda Saco, apesar de não haver populações residindo no interior do perímetro da Mata da Pimenteira, o Parque se localiza ao norte do núcleo urbano do município de Serra Talhada, distante apenas 3 km, o que coloca a área em alto risco de degradação ambiental.

  • Serviço: Exposição “Olhares da Mata”
  • De 04 a 08 de junho – Secretaria de Meio Ambiente de Serra Talhada – Rua Joaquim Godoy, 531.
  • Horário de visitação: das 8h às 18h.
  • Acesso gratuito

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here