Superintendente revela que Fernando Filho e Adalberto Cavalcanti são os maiores alocadores de emendas para Codevasf

Superintendente da Codevasf, Aurivalter Cordeiro, afirma que Fernando Filho e Adalberto Cavalcanti são os maiores alocadores de emendas para a Companhia Federal. Foto: Robério Sá.

Nesta sexta-feira, dia 24, lideranças políticas realizaram uma audiência pública para debater a implantação da Adutora do Distrito de Jutaí, no município de Lagoa Grande (PE), no Sertão do São Francisco.

Os moradores e agricultores desta região do estado de Pernambuco sofrem com a falta de água e de investimentos sólidos do Governo do Estado e Federal. Com o intuito de reverter essa situação vereadores, deputados e o prefeito Vilmar Cappellaro (PMDB) promoveram uma reunião, na Associação do Vaqueiro de Jutaí, reunindo o deputado federal Gonzaga Patriota (PSB), o irmão do deputado federal Adalberto Cavalcanti, Raimundo Cavalcanti, além do superintendente da Companhia de Desenvolvimento do Vale do São Francisco (Codevasf), Aurivalter Cordeiro. A audiência pública foi dirigida pela presidente do legislativo, Iara Evangelista (PSB).

Projeto da Adutora do Distrito de Jutaí, em Lagoa Grande (PE).

Durante o encontro, o superintendente da Codevasf, Aurivalter Cordeiro, afirmou que a entidade federal está passando dificuldades durante o Governo de Michel Temer, principalmente, devido a paralização de programas federativos, que impulsionavam o desenvolvimento do interior, nas áreas de recursos hídricos, agricultura e infraestrutura. Ele, também, elencou os deputados que mais alocam recursos para a Companhia, que estão tendo um papel fundamental para ajudar os agricultores e população do São Francisco, com alocação de emendas parlamentares impositivas, na Câmara dos Deputados Federais.

“Nós precisamos juntar todas as forças, nesse momento de crise da companhia, pois não temos recursos para desenvolver projetos, tais como: Água para Todos e Programa de Aceleração do Crescimento (PAC). Hoje, o que estamos fazendo é fruto das emendas que representam 6% do nosso orçamento, através dos deputados Fernando Filho e Adalberto Cavalcanti – que lideram os repasses com emendas impositivas para investimentos da Codevasf”, disse Aurivalter.

Audiência Pública em Jutaí, no município de Lagoa Grande (PE).

PROJETO DA ADUTORA DE JUTAÍ

O município de Lagoa Grande está localizado a cerca de 50 km do Rio São Francisco, no entanto, ainda, sofre com a falta d’água. Nesta sexta-feira, foi discutida a construção de uma adutora, em convênio com a Prefeitura, Codevasf, Exército Militar, Governo Estadual e Federal.

Na audiência pública, o deputado Gonzaga Patriota garantiu a população que destinará R$ 1 milhão de reais para obra, assim como, os assessores dos deputados Fernando Filho e Adalberto Cavalcanti, que afirmaram que também irão alocar emendas para corroborar com a construção da adutora.

O projeto custará entre R$15 e 20 milhões de reais e deverá mudar a realidade da população e dos agricultores de Lagoa Grande. Destaca-se, que o projeto terá 57,6 km e poderá ser elaborado pelo Exército Militar e/ou Codevasf, conforme solicita uma comissão de vereadores e lideranças da cidade.