Depois de Paulo Câmara, Armando Monteiro também entra no desespero e sai em busca de Lula

Armando Monteiro, Dilma e Lula no passado.

O senador e pré-candidato a governador Armando Monteiro (PTB), também entrou no clima de desespero junto com o Governador Paulo Câmara (PSB), ambos passaram a usar o nome do ex-presidente Lula para tentar confundir o eleitor pernambucano.

De olho no poder, Monteiro e Câmara sentem o crescimento político e eleitoral da vereadora do Recife, Marília Arraes (PT), que no segundo turno aparece com 34% das intenções de voto, contra 30% do socialista. Se disputar com o petebista, Arraes também leva a melhor, aparecendo com 31% ante 29% de Monteiro. Os dados da pesquisa Datamétrica revelam cenários de segundo turno da corrida eleitoral em Pernambuco.

Na semana passada, Paulo Câmara anunciou apoio total a candidatura presidenciável de Lula, inclusive, disse que faria de tudo para fechar uma aliança entre PT e PSB no plano estadual e nacional.

Em seguida, socialistas passaram a espalhar nas redes sociais uma campanha: “Paulo é Lula e Lula é Paulo”. Nesta terça-feira, dia 17, os petistas lançaram um mote para mostrar o outro lado da moeda: “Paulo é Temer e Temer é Paulo”, fazendo referência ao impeachment de Dilma, apoiado pela legenda do PSB de Pernambuco.

Surpresa, ainda, foi nesta terça-feira Armando Monteiro (PTB) acompanhar os senadores Roberto Requião (MDB), Renan Calheiros (MDB), Edison Lobão (MDB) e Jorge Viana (PT) numa vista ao ex-presidente Lula, na sede da Polícia Federal em Curitiba. Segundo Monteiro, a visita tratou-se apenas de uma cortesia ao seu amigo de longa data.

“Para mim, também tem um sentido pessoal, por minha relação de muitos anos com o presidente Lula e como uma homenagem ao meu pai, que se estivesse vivo, certamente, viria aqui trazer sua solidariedade ao presidente Lula”, disse Monteiro.

Armando Monteiro e senadores ligados a Michel Temer em vista a Lula.

Entretanto, nos bastidores do poder, a visita de Armando foi vista com surpresa e ar de desespero político, tendo em vista que nas pesquisas eleitorais aparece atrás de Paulo Câmara e Marília Arraes ou como sua assessoria qualifica: “empatado tecnicamente”.

Para os petistas, a visita do senador, também, trata-se de uma oportunidade de passar a impressão de que tem ligação política com Lula e o Partido dos Trabalhadores.

“Desde a semana passada que os candidatos a governador estão desesperados e em busca do apoio de Lula para chegarem ao Palácio do Campo das Princesas, isso é reflexo do crescimento de Marília Arraes”, disse um cacique do PT, em reserva ao Blog do Robério Sá.

Após receber o resultado da Pesquisa Datamétrica, a assessoria de Armando Monteiro, também, lançou uma nota fazendo referência ao PT e sua participação no governo de Lula e Dilma.

O curioso é que o senador faz parte do bloco de oposição ao PT e que constitui o palanque do Presidente Michel Temer (MDB) em Pernambuco, onde conseguiu viabilizar sua candidatura de governador com o apoio de Mendonça Filho (DEM), Fernando Bezerra Coelho (MDB), Fernando Coelho Filho (DEM), Bruno Araújo (PSDB), entre outros.

“A projeção para o 2º turno, no entanto, confirma a tendência firme de crescimento de Armando nas intenções de voto, subindo oito pontos percentuais, o equivalente a duas vezes a margem de erro da pesquisa realizada pela Datamétrica, que é de quatro pontos. Com isso, Armando sobe de 24% para 32%, entre a primeira rodada no início de junho e agora, empatando numericamente com Paulo Câmara”, diz nota da assessoria de Armando Monteiro, completando:

“Outro dado importante é a transferência de votos para Armando, caso se confirme a retirada da pré-candidatura da vereadora do PT da disputa eleitoral. A preferência do eleitorado dela por Armando se dá em função de o senador ser aliado de Lula, de ter apoiado seus dois governos e de ter sido ministro de Dilma até o final. A migração de eleitorado para Armando cresceu 13 pontos percentuais em relação à rodada de junho”.

Coluna Pega-Fogo: Campanha do desespero é lançada nas redes sociais de PE

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here