Coluna Pega-Fogo: “PE Quer Mudar” sinaliza fragmentação com desembarque do PRTB e indefinição do MDB

Evento do Pernambuco Quer Mudar.

Coluna Pega-Fogo – 25 de maio de 2018 

“PE Quer Mudar” sinaliza fragmentação com desembarque do PRTB e indefinição do MDB

O jogo de motivação eleitoral continua mexendo na estrutura da coligação de oposição “Pernambuco Quer Mudar”, capitaneada pelo PTB, DEM, PSDB, Podemos, PV e PPS.

O grupo, que deverá ser liderado pelo senador Armando Monteiro (PTB) – com sua candidatura ao Governo do Estado – vivencia um acirramento por espaços onde, atualmente, os deputados Mendonça Filho (DEM) e Bruno Araújo (PSDB) marcham para ocupar as vagas para o Senado Federal e, na pior hipótese, indicarão seus representantes para o pleito, seja das suas legendas ou de outras siglas coligadas.

Em meio ao furacão, Monteiro viu, nesta semana, o desembarque do PRTB, liderado pelo candidato presidenciável Levy Fidelix. A indefinição do PRTB, também, se soma ao MDB que ainda não tem destino certo para a corrida eleitoral.

A situação do movimento de oposição estava prevista para ser decidida e anunciada na próxima segunda-feira, dia 28, no entanto foi adiada para o próximo dia 4 de junho, a partir das 10h30, no Hotel Marriot, em Recife, quando será oficializado o pré-candidato a governador e outros integrantes da chapa majoritária.

Nos bastidores, comenta-se que a oficialização dos nomes irá diminuir as especulações que giram em torno dos nomes de Armando Monteiro, Mendonça Filho e Bruno Araújo, que até então estavam refém do Partido dos Trabalhadores, aguardando uma posição sobre a candidatura de Marília Arraes.

Sem a definição da cúpula petista, à Frente de Oposição decidiu então anunciar a chapa para intensificar a agenda eleitoral pelas regiões do interior do Estado.

OPOSIÇÃO 1 – No contexto eleitoral, Armando Monteiro sendo indicado para disputar a majoritária, a ajuda do senador Fernando Bezerra Coelho (MDB), para consolidar a chegada do seu partido para a coligação, será fundamental para ampliar o financeiro da campanha e o tempo de guia eleitoral na televisão. Mesmo prejudicado, Bezerra continua sendo um dos grandes líderes dessa frente.

CRISE 1 – A Deputada Estadual, Priscila Krause (DEM), enviou nessa semana, à Assembleia Legislativa projeto de lei antecipando de janeiro de 2020 para junho de 2018 a retomada das alíquotas do ICMS cobradas sobre a gasolina e o diesel, ao nível do início de sua gestão. Em setembro de 2015, o governador aumentou temporariamente o imposto estadual sob gasolina de 27% para 29% e do diesel de 17% para 18%. Ao retomar as alíquotas do período em que assumiu a administração estadual, o valor da gasolina reduziria em R$ 0,09/litro e o do diesel R$ 0,04/litro.

A ideia da parlamentar é pressionar o Governador Paulo Câmara (PSB) para dar fim a paralisação dos caminhoneiros em Pernambuco. O problema é que o déficit do Governo do Estado não permite a redução de impostos, que afetam diretamente no custeio da educação, saúde e segurança. A pauta deve alardear a gestão do socialista na Casa Joaquim Nabuco.

CRISE 2 – Enquanto a crise do “combustível” afeta a economia e a mobilidade, no interior de Pernambuco, o cenário das rodovias estaduais ainda é de descaso.

Em Itapetim, no Sertão do Pajeú, o prefeito Adelmo Moura (PSB) cansou de esperar o Governador Paulo Câmara e decidiu bancar com recursos próprios a recuperação das estradas, que deveriam receber a operação tapa-buraco do Departamento de Estradas e Rodagens (DER).

INCERTEZA – O vice-governador, Raul Henry (MDB), terá uma eleição incerta, caso leve adiante sua candidatura à Câmara dos Deputados. Nos bastidores, fala-se que suas bases em Cabrobó, Salgueiro e Afrânio estão minando.

Nos corredores do Palácio do Campo das Princesas, cogita-se que o emedebista possa disputar a reeleição na chapa majoritária de Paulo Câmara como vice-governador e que apenas Jarbas Vasconcelos disputaria o Senado Federal, caso a aliança com o PT não aconteça.

PERGUNTA DE FOGO – Humberto Costa será candidato à reeleição para o Senado Federal?

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here