Coluna Pega-Fogo: Cúpula do PT de PE busca entendimento com Lula, nesta sexta-feira

Encontro da cúpula do PT de Pernambuco, com Lula, acontece nesta sexta-feira.

Cúpula do PT de PE busca entendimento com Lula, nesta sexta-feira

Os pré-candidatos petistas ao governo do estado Marília Arraes, José de Oliveira e Odacy Amorim devem se reunir, nesta sexta-feira, dia 9, com o ex-presidente, Luís Inácio Lula da Silva, para tratar da conjuntura política estadual e nacional das eleições deste ano.

O encontro deve acontecer no horário da tarde em São Paulo (SP), e além dos pré-candidatos, contará com a Executiva do PT de Pernambuco, capitaneada pelo presidente da legenda, Bruno Ribeiro; ex-prefeito do Recife, João Paulo; Senador Humberto Costa, Deputada Estadual Tereza Leitão e o prefeito de Serra Talhada, Luciano Duque.

A reunião, à portas fechadas, tem como pauta principal a construção de um consenso sobre a candidatura própria da legenda em Pernambuco ou a aliança especulada com o PSB de Paulo Câmara.

Na última quarta-feira, dia 7, o presidente do partido no estado, Bruno Ribeiro, tentou dar início a construção de um entendimento entre os pré-candidatos, entretanto, comparecem a reunião apenas Odacy Amorim e José de Oliveira. Sem a presença de Marília Arraes, a reunião não alcançou seu objetivo.

Os pré-candidatos esperam que Lula não interfira na indicação do nome à chapa majoritária, no entanto, apostam na construção de um diálogo interno para resolver o imbróglio da candidatura própria, formação da chapa majoritária e alianças.

Por outro lado, uma fonte alertou, em reserva, que João Paulo, Humberto Costa e Odacy Amorim – a indicação de vice-governador na chapa de Paulo Câmara – defenderão, na reunião, aliança com a Frente Popular liderada pela legenda do PSB.

Em São Paulo, a cúpula do PT de Pernambuco, ainda, deverá participar nesta sexta-feira (9) e sábado (10), do Fórum Nacional Brasil Que o Povo Quer. O evento, organizado pela Fundação Perseu Abramo e Partido dos Trabalhadores, contará com as participações do ex-presidente Lula e da presidente nacional do PT, senadora Gleisi Hoffmann.

POLÊMICA – O vereador de Petrolina Gaturiano Cigano (PRP), não voltou atrás com relação ao seu apoio à candidatura de Marília Arraes (PT), ao Governo de Pernambuco. Pelo contrário, afirmou nessa quinta-feira, dia 8, que caso nem Fernando Bezerra Coelho e nem Fernando Filho integrem a chapa majoritária – já que o senador Armando Monteiro (PTB) é o favorito para ser o candidato a governador – seu apoio é inteiramente da neta de Miguel Arraes.

Apesar de ser aliado do prefeito Miguel Coelho (PSB), Gaturiano não negou que fortalece o palanque de Marília Arraes em Petrolina. Em tese, já se prepara para conduzir seus 2,4 mil votos para a candidata petista, haja vista que o candidato das oposições deverá ser Armando Monteiro (PTB).

JANELA PARTIDÁRIA – O ‘pula-pula’ de partido começou nesta quinta-feira, dia 8. Nos próximos 30 dias qualquer deputado poderá trocar de partido sem risco de perda de mandato por infidelidade partidária.

Em Pernambuco, Adalberto Cavalcanti do PTB foi levado para o Avante, através de Silvio Costa; Marinaldo Rosendo deixou o PSB para se abrigar no PP de Eduardo da Fonte; João Fernando Coutinho do PSB continua indefinido até o momento – devido ao imbróglio do MDB entre Fernando Bezerra e Raul Henry; Ministro Fernando Filho que se elegeu pelo PSB e deixou a legenda, deverá se filiar ao MDB; Daniel Coelho reconciliou-se com Bruno Araújo e deverá permanecer no PSDB.

SAÚDE NO SERTÃO – Após três anos de obras, o Hospital Santa Maria de Araripina, inaugurou o Centro Nefrologia (Hemodiálise) do Araripe, no Sertão de Pernambuco. Segundo a diretoria, a unidade começará a atender, compassivamente, os pacientes que se deslocavam para outras cidades.

Durante a construção, os pacientes sofriam com uma rotina intensa de viagens para tratamento em Juazeiro do Norte (CE) e Petrolina (PE). A abertura acontece após licença do Governo do Estado, e a habilitação do Ministério da Saúde, responsável pelos custos do tratamento.

ELEIÇÕES – O Partido Social Cristão (PSC) de Pernambuco, liderado pelo deputado André Ferreira, pretende, nas eleições deste ano, eleger um senador (o próprio André Ferreira), dois deputados federais e entre seis e sete estaduais.

De 2016 pra cá, Ferreira elevou a força da legenda, conseguindo, no mesmo ano, eleger 51 vereadores, sendo três no Recife, e dois vice-prefeitos.

“Há três meses nós estamos trabalhando para construir a chapa para a Assembleia Legislativa. Ela contará com representantes de várias regiões e segmentos sociais do Estado. E a conta é eleger entre seis e sete deputados, sem brigar com a matemática”, destacou o presidente da legenda.

PERGUNTA DE FOGO – Lula apoia a candidatura própria ou a aliança em Pernambuco?

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here