Coluna Pega-Fogo desta quarta-feira

Governador Paulo Câmara (PSB).

Coluna Pega-Fogo – 18 de julho de 2018 

Paulo Câmara perde o controle da Frente Popular e beneficia adversários

O Governador Paulo Câmara (PSB) perdeu o controle da Frente Popular. Dentro do grupo, deputados estaduais e federais não respeitam mais sua liderança e emitem opiniões que vão de encontro a sua estratégia eleitoral.

Recentemente, o Deputado Federal Felipe Carreras (PSB) detonou o anúncio de aliança entre PT e PSB proposto pelo governador. No entanto, não é apenas esse episódio que caracteriza essa falta de controle, outros como as barganhas desenvolvidas pelos seus aliados e sua fragilidade ao perder o apoio das Famílias Ferreira e Coelho, assim como seu desespero por fechar uma aliança com o PT, com o único objetivo de rifar uma candidata, são sinais claros do seu descontrole.

Na cúpula do PSB, poucos aliados do socialista aceitam uma aliança com o PT, mesmo assim Câmara insiste em ir adianta nas negociações com Gleisi Hoffmann e Lula, colocando em cheque sua habilidade de articulação política e liderança, além disso, proporciona a perda de discurso e mostra para o grupo que o projeto iniciado pelo ex-governador Eduardo Campos – tempos áureos – está prestes a chegar ao fim.

No plano nacional, Paulo Câmara também deixa claro para adversários e aliados que teme perder as “eleições em Pernambuco”, ao tentar ir de encontro ao interesse da Executiva Nacional, que deseja fechar uma aliança com o presidenciável Ciro Gomes (PDT).

O poeta Eliot, certa vez escreveu: “Numa terra de fugitivos aquele que anda na direção contrária parece estar fugindo”. Exemplifica com clareza a situação de Paulo Câmara, que está fugindo da guerra eleitoral e buscando um caminho fácil, que não testa sua capacidade política, de liderança e muito menos de governança.

O mais ortodoxo disso tudo, é que Câmara está fugindo de uma disputa com uma ex-aliada e contra uma legenda que ele ajudou a retirar do Governo Federal, achando que iria melhorar a situação econômico de Pernambuco e do Brasil.

Vivendo numa “terra de fugitivos”, a Frente Popular já dá sinais que não confia na liderança de Paulo Câmara, apenas lhe respeita por ocupar a cadeira mais alta dentro do Palácio do Campo das Princesas.

PT na linha de Frente. O ex-presidente Lula passou a ser o principal produto de consumo destas eleições, onde mesmo preso não para de crescer e aumentar sua rede de seguidores.

Em Pernambuco, a palavra final do petista será fator decisivo para tornar a pré-candidata a governara, Marília Arraes (PT), vitoriosa, tendo em vista que o eleitorado respeita e confia na sua liderança política.

Situação difícil. O caminho para reeleição do deputado federal Kaio Maniçoba (SD), parece ser uma incógnita dentro da Frente Popular, mesmo após desembarcar do MDB.

Nos bastidores, comenta-se que sua reeleição será uma façanha e que o caminho mais adequado seria uma candidatura para deputado estadual, entretanto, está é uma possibilidade que afronta os interesses do deputado estadual Rodrigo Novaes (PSD), seu aliado.

Pode ser decisivo. O senador Humberto Costa (PT) tem a possibilidade de ajudar sua legenda a voltar ao protagonismo em Pernambuco.

Com Marília Arraes voando nas pesquisas, o petista selando a unidade dentro da cúpula pode ser decisivo para emplacar uma campanha vitoriosa do PT, tendo em vista que ao se unir a caravana da pré-candidata terá maior ascensão, o que lhe ajudaria a ultrapassar o Senador Jarbas Vasconcelos (32% ante seus 25%) nas intenções de voto, segundo levantamento da Datamétrica.

O produto do Mercado. Depois de Lula, surge o pré-candidato à Presidência da República Ciro Gomes (PDT), como produto cobiçável pelas legendas de esquerda e centro-esquerda.

Enquanto o petista segue preso, Ciro passeia pelo Nordeste e amplia seu nome entre lideranças e presidentes de legenda. O PDT lançará seu nome oficialmente para a disputa, caso Lula não seja confirmado candidato, a esquerda deverá marchar com o pedetista.

Pergunta de Fogo: Você acredita na aliança entre PT e PSB?

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here