Coluna pega-fogo: Armando e Mendonça ditam ritmo das eleições em Pernambuco

Mendonça Filho e Armando Monteiro.

Coluna Pega-Fogo – 11 de julho de 2018

Armando e Mendonça ditam ritmo das eleições em Pernambuco

O senador e pré-candidato a governador, Armando Monteiro (PTB), tem ditado o ritmo das eleições em Pernambuco, ao lado do deputado federal e pré-candidato a senador, Mendonça Filho (DEM). Ambos formam a maior frente de oposição ao governador Paulo Câmara (PSB), que é candidato a reeleição.

Em 2014, Monteiro foi castigado nas urnas pelo atual chefe do executivo estadual, principalmente, devido a comoção da morte do ex-governador Eduardo Campos (PSB). Neste ano, o cenário eleitoral é bem diferente.

Armando está emplacando um ritmo bastante empolgante pelas regiões do São Francisco, Sertão do Pajeú, Moxotó e Agreste. Além disso, deverá garantir mais de um terço do eleitorado da capital pernambucana, após a chegada da Família Ferreira ao palanque da coligação “Pernambuco vai Mudar”.

O grande diferencial desta eleição em relação à anterior – do ponto de vista da oposição e que corrobora para o bom desempenho que Monteiro vem tendo com suas andanças pelo Estado – deve-se ao grande prestígio alcançado pelo ex-ministro da educação, Mendonça Filho, que concluiu sua passagem pelo Governo Federal construindo fortes laços políticos com prefeitos de várias regiões e, por isso, deverá ocupar, em 2019, uma vaga no Senado Federal ao lado de seu aliado, o senador Fernando Bezerra Coelho (MDB), integrante das trincheiras de oposição a Paulo Câmara.

Se a ascensão de Armando Monteiro incomoda o Palácio do Campo das Princesas, por outro lado tem trazido um alívio, pois conteve a ascensão da vereadora do Recife e pré-candidata a governadora, Marília Arraes (PT), que perdeu holofotes na imprensa pernambucana e começou a ter sua candidatura esfriada com imbróglio dentro da sua cúpula sobre candidatura própria ou aliança, o que levou a massa eleitoral para o campo do “Pernambuco vai Mudar”.

Se alguns estão apostando na derrota de Monteiro e Mendonça, podem se surpreender com a força do palanque da oposição para a corrida eleitoral deste ano. Diferente de Câmara, que já foi vaiado e tem tido péssimas recepções pelas cidades interioranas, a dupla de oposição tem agregado cada dia mais lideranças e apoios à ascensão ao governo estadual.

SILÊNCIO – A calmaria do senador Humberto Costa (PT) sobre seu caminho político para as eleições deste ano tem sido uma incógnita até o momento. No entanto, nos bastidores, comenta-se que no apagar das luzes, a aliança entre PT e PSB deverá sair para garantir sua reeleição ao Senado Federal.

PESO ELEITORAL – A legenda do Movimento Democrático Brasileiro (MDB) poderá ter novo capítulo em Pernambuco, após a Procuradoria Geral da República (PGR) apresentar ao Supremo Tribunal Federal (STF) um parecer nos autos do ‘Conflito de Competência 8015”, que analisa a disputa pelo comando do partido.

A disputa pela presidência do partido no Estado vem ocorrendo desde o ano passado, entre Fernando Bezerra Coelho (MDB) e o vice-governador e atual presidente da sigla, Raul Henry (MDB). Caso o parecer pela extinção do processo seja acatado pelo Supremo, FBC voltará ao comando da legenda em Pernambuco.

TENSÃO – O Palácio do Campo das Princesas poderá sentir a perda de espaço no guia eleitoral – tempo de televisão –, caso o MDB volte para as mãos de FBC. Isso ocorrendo, Armando Monteiro e Mendonça ampliam o guia eleitoral e enfraquecem Paulo Câmara.

INDICAÇÃO – O deputado estadual e presidente do PSC, André Ferreira, que pretende disputar ao Senado Federal pela chapa da frente de oposição, teve seu leque ampliado, após o PSDB anunciar que indicará o ex-prefeito de Jaboatão Elias Gomes ou vereador André Regis para o Congresso.

Desta forma, o Grupo Ferreira deverá indicar um nome à vice-governador para encabeçar a chapa com Monteiro, inclusive, pode ser o próprio “André Ferreira”.

PERGUNTA DE FOGO – Preso em Curitiba, qual a chance de Lula ser candidato?

1 COMENTÁRIO

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here