Chuvas melhoram nível de barragem no Sertão do Pajeú

Chuvas melhoram nível de barragem no Sertão de Pernambuco.

Após 7 anos sem alcançar sua capacidade máxima, a barragem de Brotas, no Sertão de Pernambuco, está perto de sangrar, por conta das últimas chuvas. O reservatório, que fica em Afogados da Ingazeira, tem capacidade para 20 milhões de metros cúbicos de água e chegou no seu limite.

A última vez que a barragem esteve tão cheia foi em março de 2011. Foi realizado um grande teste na comporta da barragem, que estava com defeito e não funcionava bem há alguns anos. Desde então, a barragem não vertia, o que ocasiona a descarga de fundo.

Capacidade

No momento, a distância do nível da água para o vertedouro é de aproximadamente 1,5 metros. A realidade é bem diferente da encontrada na semana passada, quando o volume estimado era de 43% da capacidade de armazenamento do manancial.

De acordo com o coordenador Regional da Compesa, Washington Jordão, foi feito uma medição que indica um aumento para 67% nos últimos dias, fruto das chuvas que caíram na região. Esse número tende a aumentar progressivamente, já que a expectativa de chuva na região é de até o final de semana.

Cachoeira

Já na cidade de Tabira, também no Sertão, uma cachoeira que estava há 8 anos completamente seca, encheu de água depois das chuvas. Para comemorar, os moradores realizaram uma festa no local.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here